Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Viver ou Sobreviver?

Com base em um filme infantil da Disney lançado em 2008,podemos parar e refletir sobre a atualidade mundial. muitos fatores nos levam a pensar que em um futuro não muito distante corremos um serio risco de ‘enfrentar os problemas tão graves quanto ao o abordado no filme.

O filme relata sobre o avanço da industrialização e tecnológico onde o mundo e imerso por toneladas de lixos descartadas de formas agressiva no ambiente chegando ao ponto de fazer do planeta terra um lixão ambulante tornando assim a vida impossível no planeta.

As autoridades competentes em uma atitude desesperada de reverter a situação, criam super naves com alta tecnologias capazes de cuidar da manutenção e propulsionar total conforto as pessoas para que elas não precisassem fazer absolutamente nada para si próprios tinham tudo nas mãos, com os super cuidados dos robôs a bordo da nave.

W-121:            WALL•E (right)

O planeta foi evacuado, e as pessoas foram para um cruzeiro no espaço com duração de 05 anos, nesse meio tempo eles criaram uma frota de robôs coletores de lixo, os quais deram o nome de WALL-E “para desentulhar você” e as enviaram para a terra, na esperança que as pequenas máquinas resolvesse os anos da negligência humana, com tudo a frota falhou tirando a esperança dos humanos em voltar.

O filme relata que ele vagaram no espaço por aproximadamente 700 anos, o que levanta inúmeras perguntas como sobreviveram por séculos no espaço? como uma única maquina sobrevivente ‘da frota WALL-E se manteve funcionando por séculos esquecida na terra?

A inteligência contida no Wall -e, um pequeno robô que ficou para trás no avanço tecnológico e exemplar, pois o pequeno robozinho foi capaz construir sua própria casa dentro de um container, organizando ali tudo que era preciso para o seu dia a dia, Wall -e foi capaz de reunir peças de seus companheiros estragados e guarda-las para que quando suas peças quebrassem ele pudesse substitui-las.

Quanta inteligência não? Wall -e desenvolveu sentimentos ele vivia como uma pessoa, tinha sua casa, assistia televisão, se auto concertava, tinha todo o cuidado de não deixar sua energia acabar, então todas as manhãs ele abria seus painéis solares e recarregava suas baterias, para ir trabalhar passava o dia todo compactando lixo ele e sua fiel companheira a barata, que seguia ele para todo lugar.

Todas as manhãs Wall -e arrumava sua maleta recarregava sua bateria e ia trabalhar com a companhia de sua fiel companheira a barata, nessas jornadas dia após dia ele encontra uma semente brotando em meio ao lixo, com todo cuidado ele pega a mudinha e a transporta para uma bota para levar para casa nesse momento algo chega no planeta Wall -e como todo bom curioso, corre para ver o que esta acontecendo.

Ele se depara com a sonda Eva, que chega ao planeta em busca de vida que comprove que a vida no planeta pode ser reestabelecida, ela esta em busca de algo capaz de produzir fotossíntese o que levanta outro assunto, o da importância das plantas para manter o equilíbrio e tornar a vida possível no planeta.

Eva e Wall -e se apresentam ele como todo bom anfitrião apresenta o lugar a ela, quando chega em sua casa mostra tudo que ele tem de importante, ele tenta de tudo para agradar ela por fim ele mostra a planta para ela. Ali Eva conclui sua missão pega a planta e entra em modo vegetativo aguardando o retorno da nave para buscar ela.

WALL-E por sua vez sem entender de nada cuida dela, leva ela num passeio de barco para ver o pôr-do-sol, até jantar romântico ele faz com ela. Wall -e desenvolveu uma inteligência que superou sua época.

Ele embarca em uma aventura depois de séculos para o espaço quando a nave vem buscar Eva, ele todo preocupado com ela vai junto chegando lá ele se depara com um mudo totalmente surreal onde as máquinas dominam os humanos.

Humanos esses que aparentam formas totalmente arredondadas devido terem suas vidas controladas pelas máquinas, o sedentarismo tomou conta das pessoas impedido elas de qualquer esforço físico, por mínimo que seja.

Ao chegar na nave Wall -e se depara com pessoas totalmente diferente das quais ele esta acostumado ver em seus vídeos porem não da muita importância pois seu foco é encontrar Eva que esta sendo levada para o gabinete do comandante.

WALL_E na nave nos mostra também um pouco da desigualdade social onde ele sofre descriminação por esta sujo e ser diferente das demais maquinas bem mais evoluídas que ele, o que não impede ele de ir em busca de seus objetivos, com tudo enfatizo temos muito o que aprender com esse pequeno robô, de cara ele consegue com seu jeito atrapalhado de ser tirar duas pessoas do transe vicioso em que viviam por anos, e apresenta a eles que existe um mundo real além daquelas telas que os prendiam.

As pessoas libertas ficaram estarrecidas com as coisas que eles tinham na nave e não usavam como piscina, sala de jogos ou até mesmo sentar e conversar sem o uso de tecnologias.

Quando Eva presenta a possibilidade de retorno a terra, o piloto automático se rebela contra o comandante pois não quer permitir que eles retorne pois sabe que eles voltando de certa forma ele perde um pouco o controle sobre os humanos.

O sedentarismo é tão evidente a ponto do comandante dar comando de voz para o livro, a máquina o instruir que ele deve abrir o livro e ler ele fica espantando. que tem que ler e não tem uma voz para lhe dizer o que fazer.

A possibilidade de retorno a terra enche de esperança o robô por sua vez tenta destruir a planta para impedir eles de voltar pois a planta é a chave que coloca a nave em curso para retorno ao planeta, depois de muita luta WALL-E E EVA conseguem levar a tripulação de volta ao planeta para recomeçar do zero.

O pequeno Wall -e nos passa importantes mensagens, a questão da preservação do ecossistema para manter o equilíbrio e não colocar em risco a vida no planeta, não nos deixar ser controlados pela tecnologias sabendo impor limites e a importâncias das atividades as quais não te deixam cair na rede do sedentarismo.

aborda também o fato do consumismo exagerado e o descarte inapropriado de embalagens no ambiente o que pode nos levar a uma situação parecida em um futuro não muito distante.

dos seres vivos existentes na terra os seres humanos de fato são os mais “irracionais” pois não basta ter mentes brilhantes capazes de grandes evoluções é preciso saber também quando seus feitos pode ser usado contra você.

O humano e capaz de grandes criações, porém ele mesmo se sabota colocando em risco sua própria existência.

Onde vamos parar com os avanços tecnológicos será que estamos ilesos de vivenciar algo parecido ao abordado aqui? são questões que nos levam a pensar até que ponto a ganancia humana pode chegar para aderir poder.no mundo de hoje já podemos ver que é cada vez mais raro a interação entre pessoas a comunicação verbal esta ficando escassa. é fato, a tecnologia esta ganhando em grande escala o controle da vida de muitos, atualmente sem a tecnologia muitas coisas estão deixando de ser vividas.

a pergunta é eu consigo viver sem toda essa tecnologia e industrialização?

Anna Lucia Sales

Publicidade

Autor: annalluh

Eu uma pessoa que sonha com tudo na vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: