Por Diego Meireles Silva
Deve se começar pensando quais efeitos isso causaria após escutar aquela fala, muitos irão pensar no que fazer, outros iriam se desesperar, mas uma resposta é certa “como devo viver a partir de agora?”. Deve-se começar pensando quem deve estar presente com você, onde, até quando. Eu pensaria em minha família na maior parte do tempo com os amigos mais próximos, depois iria pensar no meu bem estar, viver o resto daquela vida tranquila, já com o sentimento de aceitação em que após aquele tempo não estarei mais presente naquele meio.
Mas alguns se perguntariam “Será que o diagnóstico e opinião este profissional é realmente válida?”, isto seria um caso em que depende de quem disse isso, uma opinião de um especialista, que tem maior conhecimento e nome no meio, será de maior valor do que um recém formado, e ai tomando isso como argumento, seria fundamental buscar ou não outra opinião.
Se for pensar que a doença que uma doença degenerativa seria algo que afetaria bastante como a pessoa iria viver bem, ou seria algo que faria o indivíduo vegetativo, e com isso retornaríamos a pergunta se viveríamos intensamente ou angustiado, se você se tornar uma pessoa vegetativa, obviamente você não seria bem mentalmente e a viveria o pouco que lhe resta de uma forma bem ruim. Em que não poderia se sentir feliz, rodeado de pessoas que te fariam sorrir e você se sentir que aquele momento eram sim especiais e que foram bons momentos
em sua vida.
Portanto se hoje um médico que teria um renome na área, bastante conhecimento da antiga e avançada medicina, e eu tivesse uma doença que não atrapalharia minhas capacidades físicas e mentais, eu viveria intensamente, com meus amigos próximos e família, falaria tudo que sinto e penso naquele exato momento, sem ter medo de consequências futuras, claro se eu tivesse certeza que morreria, já que tudo pode acontecer, então mesmo que eu morra daqui um ano a partir de hoje, tentaria passar para os indivíduos a minha volta, minha melhor versão. Então viva bem.